Número total de visualizações de páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

1º Encontro/Competição Canoagem 2011/2012

No âmbito do Desporto Escolar, realizou-se no dia 23 de Novembro de 2011, na barragem do Patudos em Alpiarça, a primeira competição de canoagem do presente ano lectivo.



Estiveram presentes cinco escolas: Secundária Sá da Bandeira e Esc. Básica 2º e 3º Ciclos Alexandre Herculano ambas de Santarém; Esc. Básica 2º e 3º Ciclos com Secundário Dr. José Relvas, de Alpiarça; Esc. Básica 2º e 3º Ciclos D. Nuno Álvares Pereira de Tomar e Centro Integração e Reabilitação de Tomar.

As cinco escolas presentes, envolveram um total de trinta e seis atletas.
Realizaram-se dez regatas, integrando velocidade (200m) e resistência (1.500m).
Os resultados por equipas foram os seguintes: 1º Secundária Sá da Bandeira; 2º EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira; 3º E.B. 2,3 de Alexandre Herculano; 4º Centro de Integração e Reabilitação de Tomar; 5º E.B. 2,3 Dr. José Relvas.


A organização da prova foi da responsabilidade da Secundária Sá da Bandeira, em parceria com a E.B. 2,3 de Alexandre Herculano, com o apoio da Câmara Municipal de Alpiarça, Bombeiros de Alpiarça, Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém e Curso profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva da Sec. Sá da Bandeira.

Um aspecto particular e de salientar nesta prova, foi a participação de atletas "especiais", um dos quais com paralisia cerebral, que teve que ter uma adaptação funcional à pagaia e formandos do curso profissional de Apoio à Gestão Desportiva, que em regime de Voluntariado deram um grande contributo ao sucesso da prova.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Canoagem de Competição - Alpiarça II

16 Novembro, segundo dia na barragem dos Patudos em Alpiarça.



Desta vez, os Professores João Carvalho e Nuno Sobral, tiveram a seu cargo 14 alunos distribuídos por dois grupos, com trabalhos distintos: Técnica e resistência em K1; Técnica em caiaque de slalom (Olímpia).

Só foi possível esta dimensão de treino com a colaboração da Câmara Municipal de Alpiarça que fez o transporte em autocarro entre Santarém e Alpiarça.
Bons momentos de canoagem, prazer e companheirismo.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Canoagem em Alpiarça

O grupo equipa de Canoagem do Desporto Escolar, da nossa escola, inaugurou no dia 15 de Novembro a parceria com a Câmara Municipal de Alpiarça, para o desenvolvimento da canoagem.

Pretende-se fomentar a modalidade no concelho de Alpiarça em articulação com a Escola José Relvas e por outro lado permitir aos alunos da Secundária Sá da Bandeira a utilização da barragem dos Patudos que reúne excelentes condições, particularmente de segurança, por oposição ao Rio Tejo, que em determinados períodos se torna complexo para atletas menos experientes.

Assim, numa tarde de Outono belíssima, sem vento, com um plano de água como espelho, na companhia de gansos, garças e patos reais, remou-se e desfrutou-se da natureza no seu melhor.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Escalada Parede do Pavilhão Municipal

Dia 9 de Novembro, 14 alunos e dois professores.



No âmbito das MULTIACTIVIDADES DE AVENTURA - DESPORTO ESCOLAR, abordaram-se técnica de nós, escalada a abrir e em "Top".


Aquecimento e Técnica de nós (Ivan Neves e Olga Santos).

Escalada a abrir a via (Vasco Cunha) e com segurança em "Top" (Afonso Gonçalves).

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Treino Canoagem 8 Nov 2011 - Desporto Escolar

Frio ??? Nenhum!




Desde que se esteja bem equipado e se domine tecnicamente o contexto é como correr à chuva.


Ivan Neves; João Carvalho e Zé Carvalho em pleno treino de Canoagem. (Fotografia: Catarina Piriquito)

Ivan, Catarina e Zé. João Carvalho e Zé Carvalho ao sprint...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Calendário de Competições do Desporto Escolar

Informam-se os alunos da calendarização de competições/encontros de Canoagem e Multiactividades de Aventura para o ano lectivo 2011/2012.





CANOAGEM:




  • 1ª Competição: 16 ou 23 de Novembro (Barragem de Alpiarça);


  • 2ª Competição: 15 de Fevereiro (Rio Nabão - Tomar);


  • 3ª Competição: 9 de Maio (Barragem de Alpiarça).



    MULTIACTIVIDADES DE AVENTURA:


  • 1ª Competição: 11 de Janeiro (Barragem de Alpiarça e zona envolvente);

  • 2ª Competição: 7 de Março (Benavente);


  • 3ª Competição: 18 de Abril (Torres Novas);


  • Torneio de Encerramento: 30 de Maio (Tomar).
    Estas datas podem ser alteradas em função das condições meteorológicas.
    Relativamente aos horários mantém-se a situação das actividades decorrerem durante a tarde, tendo os alunos que entrar no transporte cerca das 13:30 horas, prevendo-se a chegada a Santarém entre as 17:30 e as 18:00 horas.