Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Desporto Escolar - Grupo Equipa de Multiactividades - Escalada II

No dia 18 de Janeiro, um grupo de alunos iniciou as técnicas de "escalada a abrir", ou seja, escalar sem segurança por cima, como tem sido hábito, mas sim com o escalador montando equipamentos (cintas expresso) para se auto-segurar, com a colaboração de um colega com equipamento autoblocante "gri-gri".


A sessão iniciou-se com o normal aquecimento geral (mobilização articular e alongamentos), seguido de um período de bouldering (escalada transversal, a baixa altura, sem segurança). Depois escalaram com segurança por cima designada "em top rope". Passou-se depois a uma simulação de queda e a progressões das técnicas de "mosquetanear" (colocação das cintas expressos e passagem da corda pelo mosquetão).





Por último os alunos, abriram a via mais simples da parede, montando os expressos e passando a corda nos mosquetões. No entanto, manteve-se em simultâneo a segurança por cima.





Assim os alunos puderam sentir a complexidade de abrir a via, mas em condições de total segurança.


Vídeo "Bouldering"








Vídeo "Progressão pedagógica de colocação cinta expresso e mosquetanear"





sábado, 15 de janeiro de 2011

Desporto Escolar - Grupo Equipa de Multiactividades - Escalada

Desde o ano anterior que os alunos que integram o desporto escolar, têm vindo a utilizar a parede de escalada do Pavilhão Desportivo Municipal de Santarém. Este ano também já aconteceu várias vezes, pois o facto da parede ser no interior do pavilhão, constitui uma boa alternativa de actividade para os dias de chuva.

Esta parede, com cerca de 9 metros de altura, tem várias vias de escalada, com diferentes níveis de dificuldade, permitindo a evolução dos praticantes.




Os alunos têm tido contacto com os equipamentos, aprendem a fazer nós especificos, utilizam a parede transversalmente, a baixa altura, para adaptção técnica e verticalmente com segurança por cima, passando pelas funções de escalador e segurança.




Clube de Actividades Ar-Livre prepara actividade "Voltamos à Serra"




No dia 27 de Dezembro de 2010, elementos do clube visitaram a serra do Montejunto, acompanhados por um técnico da Câmara Municipal do Cadaval, a fim de avaliar as condições do parque de campismo e espaços naturais para a realização da actividade de montanha prevista para os dias 7, 8, 9 e 10 de Abril de 2011.
O balanço foi positivo, pois o parque oferece as condições necessárias, o espaço natural permite várias actividades e a Câmara Municipal do Cadaval está interessada em apoiar o evento.
A serra do Montejunto para além da beleza natural, tem percursos pedestres já marcados e várias paredes de escalada já equipadas.
O Clube de Ar-livre já tinha feito uma visita anterior, em Julho, vocacionada apenas para o conhecimento das vias de escalada.
Está ainda programada uma outra visita de preparação, para verificar da possibilidade de realização de visitas a grutas (espeleologia).